quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Resenha: Violeta de Outono (LP - 1986/87)


Eu tenho uma certa queda por rock progressivo e uma paixão no rock nacional e isso eu sempre deixei bem claro e por volta de 1986/87 um trio, daqui de São Paulo lançava um disco com essas características que citei.

A banda Violeta de Outono, lança o seu primeiro LP levando o nome da banda. A capa conta com uma temática psicodélica, com cores estouradas de roxo, rosa, verdes e preto, sem contar as fotos do encarte: com um ídolo de alguma civilização latino-americana antiga.
Sempre que vou dizer algo sobre a banda, cito que esse álbum em específico é uma trilha sonora para o livro "Eram os Deuses Astronautas?". Não enxergo outro disco de forma tão clara como este para tal leitura.

Abrindo o disco, temos a música "Outono", letra inspirada num antigo poema Chinês. Muito chorus e "efeitos de banheiro" na voz, traz a ideia de uma ida e volta do espaço. E essas características estão presentes em "Declínio de Maio", "Faces" e "Luzes".
Seguindo (...não é o baile) o álbum, no lado b, temos, na minha opinião a obra-prima da banda, "Dia Eterno" abre com maestria o segundo lado do disco. Com uma dinâmica incrível e contagiante, temos um destaque para a bateria com muita condução e pratadas desacostumadas ao ouvido. Não posso deixar também, de destacar o baixo que tem uma pegada estridente e encorpada. Uma sensação única escutar esse som. Fora a letra!
Não podendo deixar de lado a faixa cover "Tomorrow Never Knows", um dos sons mais psicodélicos dos The Beatles.

Um disco que vale a pena a viagem astral acompanhada da leitura de Erick V. D.
Sente no seu cantinho de leitura favorito, coloque o álbum pra rolar e termine com mais dúvidas sobre a sua existência. Mas com a desculpa de ter ouvido um bom disco.

Confere aí
👇👇👇👇👇
https://violetadeoutono.bandcamp.com/album/violeta-de-outono

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja essa também. ;)

Meu Livro: Prólogo (Aos Três: Um último caso).