Depois que eu consegui arrumar a minha vitrola (com uma boa gambiarra e um receiver que estava parado em casa), voltei a escutar alguns álbuns que eu tenho em casa na íntegra. É uma experiência fora do comum (literalmente), afinal, temos os nossos app de música streaming e soltamos o random e forte abraço. Portanto; mesmo que não tenham uma vitrola, assoprem uns CD's que talvez tenham e façam esse exercício de ler o encarte, ver a arte da capa enquanto escuta o álbum na íntegra. 😉
Sobre o disco que vou falar, eu ainda não o tenho em forma de LP, mas encontrei no Deezer e fiz questão de escutar de fato e não só a que eu mais gostava. Resultado? Me surpreendi demais e coloquei todas na minha playlist!

Antes de citar sobre as canções do álbum, garanto que ficarão surpresos (assim como eu) com o mix quase impensável desse álbum. Tem rock, tem reggae, tem soul, tem funk, tem baladas...tem de tudo! Só vem:
"Sartando Dessa" parece até uma homenagem do Zoli ao Bob Marley; um reggae bem trabalhado e que cai como uma luva no timbre de voz dele e com um refrão envolvente e que faz a gente cantar com uma energia que nem sabia que tínhamos. Sem contar a letra que tem seu lado poético muito interessante.
O disco já embala outro som dançante; a canção "O Show não Pode Parar" tem um suingue que faz chacoalhar (no mínimo) o antebraço enquanto estala os dedos para marcar o ritmo. Um baita som com um timbre de guitarra à lá Michael Jackson.
"Na Chuva" é a balada desse disco. A introdução de teclado, me lembrou aquelas músicas do Guilherme Arantes. É uma boa balada com uma boa crescente no decorrer da música e com um sampler de gotejo durante toda a sua execução. Quando ouvir, nunca mais vai desouvir essa gota.
"Ironia" é quase um Iner Circle brasileiro. Mais um reggaezinho desse disco. Apesar da intro (um tanto quanto estranha) a letra tem uma certa influência no Cidade Negra. É uma boa canção e vale ressaltar os backing vocals. ;)
Enquanto eu escutava o som, eu até estranhei e abri o Player de música para ver se eu estava no mesmo álbum. Sério a mudança é brusca e você pensa que foi jogado para o primeiro disco do RPM ou está num filme futurístico de carros voadores feito numa (fictícia) "Bollywood" brasileira, por fim, "Deuses Atrozes" é um som legal pra caramba (apesar da pequena zoeira comparativa).
"Livre Pra Viver" é um samba-merengue com aqueles baixos quase sintetizados, muito presentes em Smooth Criminal, por exemplo. Não sei como ele faz isso, mas é um refrão mais legal que o outro nesse disco e essa canção é um exemplo disso.
"Meu Sonho" vem com uma energia fora de série; a canção que tem um dueto incrível com Cassiano traz aquele Funk (verdadeiro) delicioso de se escutar e parece que a gente consegue ouvir a felicidade no timbre de voz do Cláudio nessa canção. Acredito que tenha sido especial pra caramba! Uma canção indispensável.
Chegamos num bar e depois de umas boas doses ficamos cabisbaixo. Um piano começa e você já sabe que vai vir aquela facada na alma e no ego. Quando ele canta a primeira estrofe de "Coleção", você pensa: Ué, mas eu coonheço esse som com a Ivete. Nesse disco, a música está com um tom sombrio de jazz muito que do bem feito. Como dizem por aí: "QUE HINO!".
A minha introdução ao som do Cláudio, veio através dessa música; "Cada Um, Cada Um (A Namoradeira)" é uma música que eu posso escutar 800 vezes que eu não vou enjoar. O solo de sax é incrível e a volta do solo para o refrão, trazendo a crescente impecável da música é o que não consigo descrever. É uma puta sensação boa! Musicão! Se eu falar muito até estraga.
Na minha opinião "Show Business" é a canção mais fraca do disco, apesar de ter os elementos de todas as canções anteriores, não acho que deu muito certo. Fecha o disco não tão magicamente, porém, tudo o que veio antes ameniza.
Bem, espero que gostem e que façam o exercício de escutar um álbum por completo do seu artista favorito (ou não).
Para uma coleção ou até mesmo introdução à esse nosso movimento, Cláudio Zoli é uma boa pedida.
DEEZER: https://www.deezer.com/br/album/1215357
YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=AlTUyJL-wnQ